A solenidade de certificação de meninos e meninas alfabetizados pelo Programa contou com autoridades do município, do Unicef no Brasil e do Instituto ProBem em uma festa emocionante.

DSC_2800O lugar foi pequeno para tantas manifestações de agradecimento pelos resultados alcançados em um ano de atividades do Programa Palavra de Criança em Castelo do Piauí, pela alfabetização de crianças na idade certa.  A tradicional cerimônia de certificação dos envolvidos no programa aconteceu na Unidade Escolar Professora Osmarina Vieira, no centro da cidade, onde receberam seus certificados 401 meninos e meninas, sob os aplausos de 1050 familiares também assistidos por uma das etapas do projeto.

A Representante Adjunta do UNICEF no Brasil, Antonella Scolamiero, esteve presente na solenidade ao lado do Oficial de Educação do UNICEF para os Estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar. Em sua fala, Sacolamiero reforçou o compromisso do UNICEF com as nações, “a educação é a única forma de acabar com a miséria”. Já Rui Aguiar, especialista em programas de educação, afirmou que o trabalho ali desenvolvido emociona porque educar é uma arte. “Em Castelo do Piauí todas as crianças estão sabendo lê um texto simples”, disse ao reconhecer o esforço do município em alfabetizar suas crianças na idade certa.

DSCF2631

Representante Adjunta do UNICEF no Brasil, Antonella Scolamiero

O evento também contou também com a presença da Presidente do Instituto ProBem, Andréia Fialho, que atenta ouviu a leitura de cartas  de crianças que demonstrava o prazer da descoberta da leitura e da escrita, mas principalmente a alegria de estarem despertando para um mundo de possibilidades. “A educação abre portas e quebra algemas”, declarou Andréia diante de uma platéia emocionada pelos resultados ali apresentados.

Dois prefeitos participaram da solenidade de certificação do “Palavra de Criança”, um deles o Prefeito Municipal de Castelo do Piauí, Wilmar Cardoso, o outro foi o Prefeito Mirim da Cidade, Luís Felipe Alves de Sousa. “É muito bom ganhar esse incentivo pra criança ler e estudar melhor”, disse o Prefeito de 10 anos de idade. “O futuro deles vai ser o mais brilhante possível, sem limites e com a cabeça que eles têm e com todas essas oportunidades o dia de amanhã tá garantido e é o que queremos”, reafirmou o Prefeito Wilmar Cardoso ao reconhecer o sucesso do  “Palavra de Criança”.

A Secretária Municipal de Educação do município, Maria Ivanildes e todos os envolvidos diretamente na ação, desde os professores e pedagogos que executaram as ações até  às educadoras do ProBem, responsáveis pela coordenação do programa, estavam certos do dever cumprido. O ápice das comemorações foi a apresentação de um repente sobre a sua escola feita pelo aluno Francisco Soares, que foi abraçado pela mãe, Rosa Maria Viana, que agradece pela alfabetização do filho. “Esse tipo de programa ajuda eles a se desenvolverem, ocupa a cabeça deles com coisas boas”, disse a mãe envaidecida.

Veja mais fotos da Certificação em Castelo do Piauí

Fonte: Instituto ProBem | Fotos: Lêda (Unicores) | Edição: Basílio Soares