Aprender sobre a dengue é essencial para combatê-la. Por isso é importante saber algumas informações sobre essa doença que todo ano preocupa os brasileiros. A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, não é transmitida de pessoa para pessoa; o vetor é a fêmea do mosquito Aedes aegypti, que se infecta ao picar uma pessoa doente.

Para a dengue não existe tratamento específico. Assim que alguns sintomas forem diagnosticados, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde. As pessoas devem fazer repouso e beber muito liquído (inclusive soro caseiro).

É importante também conhecer os sintomas, a dengue é uma doença grave e pode matar. A febre é alta acompanhada de um ou mais sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas. A orientação é procurar imediatamente uma Unidade de Saúde. E se, depois do diagnóstico, aparecerem sintomas como dor na barriga ou vômito, o retorno para Unidade de Saúde tem que ser imediato.

Para combater a dengue é necessário que toda a comunidade participe. É importante que o tema seja abordado em sala de aula, para que os alunos divulguem as informações em casa e no bairro.

botao-mobilizacao

educadores_e_criancas

banner_download_dengue

COMO QUEBRAR O CICLO DA DENGUE

VISUALIZAR

 

JOGO DO DOMINÓ

VISUALIZAR | FAZER DOWNLOAD

 

Fonte: combatadengue.com.br | Edição: Basílio Soares