A palestra fez parte da programação da semana pedagógica dos professores da Rede Municipal de Ensino

DSCF9286 A SEMEC de Castelo do Piauí promoveu na última quinta-feira, 27/01, uma palestra com o Prof. Cineas Santos, um dos maiores educadores da língua portuguesa que o Piauí tem nos dias de hoje.

A palestra aconteceu no Espaço Zilda’s Buffet por volta das 09:00 da manhã com o tema: Educação, Cultura e Sociedade. A palestra durou cerca de duas horas e durante todo esse tempo Cineas interagiu com os professores presentes.

Durante toda a palestra o Prof. Cineas Santos sempre colocava para os professores o papel importante que cada um deles representa para a formação das gerações da educação no Brasil, Piauí e no município, como também, a importância da leitura e das atividades culturais desenvolvidas na sala de aula.

Toda e qualquer forma de atividade cultural e lida, tem seu papel importante para a formação de um cidadão. E hoje parece que isso não está tendo muita importância, pois gritantemente nossos alunos estão lendo pouco e suas capacidades intelectuais estão sendo consumidas unicamente pela televisão e o computador”, relata o professor.

Foto: Ronniel Soares

DSCF9258

Cineas Santos palestrando para os educadores da SEMEC

O professor Cineas Santos destacou a preocupação que o município de Castelo do Piauí tem com as atividades escolares, artísticas e culturais. “Quero parabenizar aos responsáveis pela educação de Castelo do Piauí, por ter eventos como a premiação dos campeões de leitura que incentivam seus alunos para cotidianamente ter o hábito de ler, é isso o que está faltando no Piauí e também em quase todo o Brasil”, diz Cineas Santos.

Em certo ponto de sua palestra Cineas pediu aos professores que incluísse a Literatura de Cordel dentro das várias atividades já desenvolvidas na sala de aula. “Vocês nem sabem, a importância que o cordel tem dentro de uma sala de aula para que haja um excelente desempenho nos estudos dos alunos sobre a língua portuguesa. Por isso que peço a vocês, que implantem esta idéia em suas salas de aula, pois eu garanto que a evolução dos alunos mais atrasados irá mudar significativamente” acrescentou o professor.

O professor e também apresentador de televisão presenteou o público de educadores com uma bela apresentação dos músicos Josué Costa e Wânia Sales que fizeram uma dobradinha ao som de violão e violino.

Foto: Ronniel Soares

DSCF9277

Os músicos Josué Costa e Wânia Sales se apresentando para os educadores da Rede Municipal de Ensino

Fonte/Autor: Mais Castelo | Fotos: Ronniel Soares | Edição: Basílio Soares