Em novembro, todos os alunos do 3º ano fizeram a avaliação diagnóstica e em fevereiro de 2011 serão iniciadas as atividades de ambos os projetos.

clip_image002[4]

Os alunos do 3º. ano da rede municipal de Castelo do Piauí passaram por uma avaliação do Programa Palavra de Criança, desenvolvido pelo UNICEF, em parceria com a prefeitura de Castelo do Piauí e o Instituto ProBem. O teste, avalia habilidades de leitura, compreensão de texto e de escrita necessárias para a criança ser considerada alfabetizada. Cerca de 430 alunos de Castelo do Piauí participaram da avaliação.

Depois dos testes, a família é informada e participa ativamente do processo. Assim, além de auxiliar na alfabetização dos estudantes, o projeto garante o cumprimento de um dos artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). De acordo com a lei, “é direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais”.

“Alfabetizar na idade correta é um dos maiores desafios da educação pública e é um fator importante para coibir a evasão escolar e a distorção idade-série. Por isso a importância de consolidar a alfabetização dos alunos, para que eles iniciem o segundo bloco do Ensino Fundamental lendo, escrevendo e aprendendo bem”, comentou Ivanildes Cardoso, Secretária Municipal de Educação e Cultura.

Para o Oficial de Projetos do Unicef, Rui Aguiar, o diferencial do programa Palavra de Criança é a interlocução com as famílias, grande parceira da escola para o sucesso escolar das crianças: “O Palavra de Criança foca o aluno do 3º ano em todas as suas relações, dentro e fora da escola. É importante que o aluno leia e compreenda o que leu, para poder escrever com propriedade; para isso, a contribuição da família é fundamental, uma vez que a escola não pode ocupar o espaço do acompanhamento que é próprio dos pais, na rotina de casa. Todo membro da família, ainda que analfabeto, pode contribuir com a educação da criança, contando histórias, pedindo que ela conte o que aconteceu no seu dia, interessando-se pelo que ela aprendeu e valorizando os progressos que ela alcança”, afirmou.

Como parte do Palavra de Criança, a SEMEC desenvolverá o projeto ‘Família Aprendendo Junto’, que auxiliará os pais no acompanhamento de seus filhos. “A rede municipal de ensino de Castelo do Piauí avançará mais ainda pois será desenvolvido nas escolas um ambiente educacional atrativo e estimulante, que fará com que os alunos se apaixonem pelas descobertas e pelo conhecimento. Essa atitude, aliada ao compromisso dos educadores, será o diferencial do ensino em Castelo do Piauí”, afirma Raimundinha Melo, coordenadora de Projetos da SEMEC.

Fonte/Autor: SEMEC | Edição: Basílio Soares