No Brasil, há o consenso de que um dos principais desafios pedagógicos a serem enfrentados pela escola brasileira é garantir que todos os alunos se alfabetizem na etapa adequada e que desenvolvam suas habilidades de leitura e escrita ao longo de toda a educação básica. O domínio da leitura e da escrita é condição para o bom desenvolvimento de outros conteúdos escolares e também para que depois de concluída a educação básica, o cidadão possa continuar aprendendo e se desenvolvendo com autonomia.

O Projeto Campeões da Leitura, criado em 2007, tem como objetivo atrair todos os estudantes da rede municipal de ensino de Castelo do Piauí para participação ativa em atividades de leitura dentro e fora das escolas. Este ano 54 alunos participaram da oficina que aconteceu nesta segunda-feira(29)  e foi dividida em duas etapas: a 1ª foi definida pela quantidade de livros lidos pelos alunos de cada escola, já a segunda etapa reúniu o campeão de leitura de cada Unidade Escolar para participarem de uma oficina de leitura onde foram avaliadas habilidades de fluência, interpretação e produção de texto. A oficina contou com a seguinte programação:

  • Visita na Biblioteca Municipal Profª Elza Brandão;
  • Exibição de uma Peça teatral dos alunos de Buriti dos Montes;
  • Leitura, interpretação e produção de texto;
  • Almoço;
  • Entrega de lembranças.

DSC_2903

Campeões de Leitura 2010 – Rede Municipal de Ensino de Castelo do Piauí

A realização do Projeto proporcionou aos alunos o regaste da auto-estima, constituído-se um dos focos principais para o desenvolvimento de habilidades de leituras.

Veja mais fotos das oficinas:

DSC_2888

Professora Chaguinha Monte ao lado do Campeão de Leitura da Unidade Escolar Humberto Lima.

DSC_2898

A secretária de Educação Ivanildes Cardoso ao lado da campeã de leitura da Unidade Escolar Tânia Maria Soares de Abreu.

DSC_2909

Raimundinha Melo, coordenadora de Projetos da SEMEC com a campeã de leitura da Unidade Escolar André Pereira da Silva e sua mãe.

DSC_2912

Barraca de Leitura da SEMEC – sucesso da Rede Municipal em 2010.

DSC_2917

da esq. p/ dir – As superintendentes Helena Cecília, Lidimar Lima, a campeã de leitura da Unidade Escolar José Francisco da Silva e Raimundinha Melo, coordenadora de projetos da SEMEC.

DSC_2925 cópia

Campeões de leitura entre: Gilselena Borges, coordenadora do Programa Escola Ativa e Lidimar Lima, superintendente da SEMEC.

Para conferir mais fotos do evento visite nosso albúm de fotos do Flickr, Picasa ou do Windows Live.

Fonte/Autor: SEMEC | Fotos: Lêda (Unicores) | Edição: Basílio Soares