Voltar às aulas para a maioria das crianças e alguns adolescentes parece um verdadeiro castigo, isto por que terá que abrir mão de: assistir televisão até tarde, dormir e acordar fora do horário, deixar de realizar atividades relacionadas à aprendizagem escolar.

Voltar a ter compromisso é algo que a maioria das crianças e adolescentes não gostam de fazer principalmente ter que acordar cedo para ir para o colégio. Por isso reunimos algumas dicas para estimular a volta às aulas.

Para saber quando volta às aulas em 2010 os interessados podem acessar ou o site da sua unidade de ensino ou a algum órgão ligado à educação. As pessoas que não tiverem acesso à internet devem telefonar para a sua unidade de ensino.

Dicas importantes para Voltas às Aulas:

Imagem: Reprodução

Nova Imagem

É fundamental que os pais conversem abertamente com os filhos, explicando a importância de se ter responsabilidades na vida dando exemplos reais. Como por exemplo: Assim eles precisam retornar ao trabalho após férias, eles também devem retomar as suas atividades escolares, criar esse elo de responsabilidade e entendimento com seu filho é fundamental para o amadurecimento da criança e aprimoramento das responsabilidades no caso dos adolescentes.

Os pais também devem estabelecer regras tais como: manter os horários com certa flexibilidade: entre os horários de lazer, almoço, estudo, tarefas escolares e compromissos de cursos extras como participação em projetos sociais.

É primordial  também enfatizar os aspectos positivos da volta às aulas para a criança ou o adolescente onde ele (a) irá adquirir conhecimento, compartilhar novidades sobre as férias e reencontrar ou fazer novos amigos.

Fonte/Autor: casachinaonline.blogspot.com | Edição: Desterro Barros